top of page
DSC03104-2.jpg

Não é flexível. É sob medida. Isso é benefício.

Atualizado: 23 de abr. de 2021

O que será que é mais prazeroso? Entrar em uma loja de roupas e ficar horas e horas buscando a roupa perfeita para você, ou, nesta mesma loja, ter muitas opções de roupas perfeitas feitas para você?

É assim que eu penso sobre qual é o melhor pacote de beneficios que uma empresa pode oferecer aos seus funcionários. Algo pensado sob medida para as necessidades essenciais de cada colaborador.


Seria isso o famoso benefício flexível?


Benefício flexível é um pacote de serviços e produtos escolhido pelo próprio colaborador, respeitando as premissas definidas pela Empresa. Geralmente a escolha é feita via um portal, onde o colaborador tem um número de pontos para trocar pelos benefícios desejáveis. Premissas como manter alguns benefícios mínimos, periodicidade para escolha ou número de pontos por níveis hierárquicos são critérios comuns na política de benefícios flexíveis das empresas.


Apesar de uma iniciativa inovadora e moderna, benefício flexível ainda não é uma realidade predominante na maioria das empresas no Brasil. Tendo acreditar, que um dos principais motivos para que as empresas ainda não tenham acelerado esta implementação é a complexidade de gerenciar as escolhas individuais. Além disso, há outros desafios tais como: exigências da legislação brasileira, regras de tributação de impostos, benefícios atrelados aos acordos coletivos sindicais e custo de manutenção para implementação de ferramentas de controle que acabam inviabilizando o projeto.


Nos últimos meses, devido ao contexto imposto pela pandemia, muitas empresas buscaram “flexibilizar” seus pacotes de benefícios , para atender as novas necessidades dos seus colaboradores. Vimos muitas iniciativas de trocar o vale refeição pelo o vale alimentação, trocar vale combustível por ajuda internet, entre outros exemplos. Este troca-troca, pode receber o nome de benefício trocado, mas não é benefício flexível. E tão pouco o que eu quero chamar de benefício sob medida, tema central deste artigo.


Mas o que é este tal benefício sob medida?


As características do benefício sob medida são:

  1. Um grupo de benefícios que se adequa a um grupo de colaboradores com as mesmas afinidades.

  2. Não há limitação de números de grupos de benefícios e muito menos números de grupos de afinidades, quanto mais melhor.

  3. Os beneficios são compostos para atender as necessidades essenciais conforme explica a pirâmide de Maslow. A teoria sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades essenciais: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais.

  4. Quem define o pacote para cada colaborador é a própria empresa, e é aí que está a mágica. A empresa precisa conhecer, profundamente, a necessidade do seu colaborador.

  5. A gestão tem que ser simples e de baixo custo. Ah, e autônoma. As empresas precisam serem capazes de implementarem com os seus próprios recursos humanos.


Vamos para prática. Depois de conhecer o seu colaborador na granularidade, ou seja, não somente sob a ótica daqueles indicadores usais tais como faixa etária, gerações, sexo, estado civil, escolaridade, tempo de empresa e nível hierárquico, mas sim na ótica do ser humano na sua essência, como no que ele gosta de fazer nas horas livres, como se sente reconhecido, como é composto o seu grupo familiar, quais os valores que compõe o seu Eu, quais os seus sonhos e as suas necessidades essenciais, a empresa deve criar os pacotes de benefícios, ajustando o orçamento disponível e a necessidade humana.


Ja na carta oferta o pacote a ser oferecido está alinhado ao candidato e ao longo da sua vida dentro da empresa, ele é abordado para migrar para outros pacotes.


A empresa é capaz de ter pacotes de benefícios para mulheres, solteiras, independentes, aventureiras e criativas, a pacote para homens, idosos, conservadores e pragmáticos. Pacotes para familias homo, hétero, com pets, sem pets, que vive com os pais ou moram sozinhos. Essa é a magia do benefício sob medida. Empresa que conhece, profundamente, seus profissionais.


Provavelmente é um trabalho em conjunto com a área Juridica, Diversidade e Relações Sindicais, pois requer alguns cuidados.


Mas a proposta deste artigo, ainda, não é oferecer consultoria técnica de implementação de benefício sob medida, mas sim estimular uma nova geração de empresários e RHs a proporcionar aos colaboradores uma experiência única e personalizada. Tentem, tenho certeza que será uma das melhores ações de atração, desenvolvimento e retenção de talentos.


Uníca é assim que você deveria se sentir a vida toda.

Gostou deste texto?

Então, me conta o que achou nos comentários e compartilhe para ajudar a espalhar essa ideia.
 

Kátia Regina

Executiva de RH | Apaixonada por gente, histórias e experiências | Escritora de artigos e rumo a publicação de livro(s)


Originalmente publicado em www.katiaregina.com





51 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page