top of page
DSC03104-2.jpg

Cadê a minha criatividade?

Você já teve a sensação que não conseguia produzir nada novo? Que a sua imaginação estava limitada? Que te faltava criatividade? Ou que você precisava de mais inovação?


Bom, isso tem acontecido comigo.

E confesso, que, para mim, tem sido um enorme incômodo.


Eu adoro ter uma nova ideia, conseguir implementá-la e colher os resultados esperados. Em especial, na área que escolhi como atuação para minha vida. A área de Pessoas. Adoro um projeto onde é possível acolher alguém, ou apoiar no desenvolvimento de alguma pessoa, ou ensinar esse ser a fazer algo novo, ou melhor, fazer algo que faça o outro a conseguir algo maior ainda.


Este desejo, também pode ser, para algumas pessoas, a vontade de lançar uma nova marca, criar um novo produto, inaugurar um novo serviço ou simplesmente conseguir propor qualquer coisa nova, mas, por alguma razão, essas novas ideias não aparecem. Então o que fazer?


Não pensem que aqui vocês terão uma fórmula científica para ter novas ideias (apesar de acreditar, fielmente, que existem técnicas para estimular a criatividade). Mas a minha proposta com os meus artigos, é compartilhar as minhas experiências de vida e como eu tenho obtido sucesso, ou não, através delas.


Eu notei que eu tinha "Pifado" quando percebi que os meus dias estavam muito parecidos. Eu estava com as mesmas rotinas, os problemas eram semelhantes e soluções muito iguais. De fato, eu precisava de conserto.


Para iniciar a minha manutenção, a primeira coisa que eu fiz, foi relembrar quais foram os momentos que eu tive as minhas MELHORES IDEIAS. E, por coincidência ou não, notei que foram em situações onde eu estava envolvida em ambientes contagiantes.


Mas o que seria um ambiente contagiante??


Ambiente com ..

  1. ... pessoas que agregam algo a mais para mim: nunca tive uma ideia sozinha. Sempre foi ou com, ou através ou por meio de outra pessoa. Essas pessoas tinham perfis semelhantes: elas sabiam algo que eu não sabia, elas eram extraordinárias em assuntos que eu pouco conhecia e elas sabiam dialogar. Não tinha espaço para mediocridade.

  2. ... um problema para resolver: a melhor ideia que eu já tive foi aquela que resolveu algum problema. Seja um problema grande ou pequeno. O fato é que se você tem ânsia de ser uma pessoa criativa, o que você menos tem que fazer, é "fugir de problemas". Mas precisa ser um problema comum para muitas pessoas. Tipo: como fazer render o seu salário em um cenário que a inflação é maior que o seu aumento salarial? como sobreviver em uma pandemia? como escolher candidato presidencial quando não se tem opções? como fazer uma empresa crescer?

  3. ... uma meta para atingir: só conseguir dizer que tive uma grande ideia, quando uma meta foi atingida, e, para ser atingida, a meta teve que existir. A criatividade surge quando a pessoa se sente motivada para conquistar, superar e atingir algo. Não tem criatividade se não houver uma ambição. Quais metas você de fato tem perseguido?

Para estimular a minha criatividade, eu estou buscando estar em ambientes mais contagiantes. Selecionando, criteriosamente, as pessoas nas quais quero me relacionar, nos problemas que eu gostaria de resolver e com metas que me estimulam a atingir.


Se você também está vivenciando um momento que parece que a sua criatividade acabou, eu te convido a buscar um ambiente contagiante, que estimule você a se conectar com pessoas que de fato te tragam algo novo, que te exponha em problemas que você sente orgulho de resolver e que as metas sejam motivos para que você queira fazer cada vez mais e melhor.


Obs.: eu acho que já sei onde eu posso encontrar meu ambiente contagiante. Em breve, uma novidade para você :-)


Gostou deste texto?


Então, me conta o que achou nos comentários e compartilhe para ajudar a espalhar essa ideia.

Kátia Regina


Mulher | Executiva de RH | Apaixonada por gente, histórias e experiências | Escritora de artigos e rumo a publicação de livro(s)


Originalmente publicado em www.katiaregina.com


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page