top of page
DSC03104-2.jpg

Como estabelecer relações de confiança dentro das Empresas

Atualizado: 7 de set. de 2021

Eu também assisti as Paraolimpíadas, porque é quase uma aula de MBA.


Por exemplo, aprendi com as atletas Jerusa Geber e Thalita Simplício que estabelecer relações de confiança faz com que, mesmo no momento da dor, da perda, do fracasso, tenhamos a certeza que estávamos com a melhor companhia para vencer o jogo.


Nos 100m da categoria T11, para deficientes visuais, as duas atletas, Jerusa e Thalita, tiveram um desfecho muito triste. O Brasil tinha duas representantes dentre as quatro finalistas, uma medalha era - teoricamente - garantida, com grande chance de dobradinha pelo desempenho das atletas nas classificatórias. Mas ambas acabaram desclassificadas por problemas com as cordas-guia e fora do pódio.


A culpa foram das atletas? A culpa foram dos guias? A culpa foi da corda?


Não importa.


O que importa é que essas duas grandes atletas chegaram até Tokio porque ao longo da jornada, elas tiveram alguém em que confiassem. Alguém que as guiassem e extraíssem delas o melhor.


É fato que quando encontramos pessoas com esta magia, consequentemente, confiamos nelas. E como estabelecer essas relações de confiança dentro das Empresas?


Para que isso aconteça, geralmente, é preciso passar por 03 importantes estágios:


ESTÁGIO 1: BUSCAR ALGUÉM POSSA ME AJUDAR EM ALGO


A confiança organizacional acontece entre pessoas que identificam uma na outra a oportunidade de aprender algo ou de resolver algum problema. Sim, tudo começa com o interesse, e tá tudo bem, a empresa é um conjunto de interesses.


ESTÁGIO 2: REALIZAR O TESTE DE CONFIANÇA


Depois que este primeiro contato de interesse acontece, fazemos, inconscientemente, um teste de fidelidade. Falamos para esta pessoa sobre as nossas vulnerabilidades, as nossas deficiências, os nossos sonhos e as nossas metas. E passa ser um teste porque avaliamos se o nosso tema será tratado de maneira respeitosa.


ESTÁGIO 3: COMEMORAR O SUCESSO E ACOLHER NO FRACASSO


Se o teste foi aprovado, o último estágio é o mais relevante para estabelecer a relação de confiança: perceber o esforço genuíno do outro para o seu sucesso. A pessoa não mede esforço para te ajudar a vencer os obstáculos, para te apoiar atingir as suas metas, e, se você falha, ou se a corda arrebenta, esta mesma pessoa é a que estava ao seu lado o tempo todo, e está pronta para te dar o primeiro abraço de acolhimento.


Talvez, ao final desta relação seja formada uma amizade verdadeira, mas este não é o principal objetivo, e sim, saber que dentro da empresa você tem alguém que te guia para o sucesso, e mesmo se a corda arrebentar, está pessoa não desiste de você. Ela chora junto, ela acolhe, ela te levanta, ela volta te apoiar no desenvolvimento e te coloca no jogo.


Não é fácil estabelecer uma relação de confiança?


Para que você saiba, seja você está pessoa leal, e, estabeleça com o outro esta relação respeitosa e de confiança.


Gostou deste texto?

Agora me conta o que achou nos comentários e compartilhe para ajudar a espalhar essa ideia.

Kátia Regina

Executiva de RH | Apaixonada por gente, histórias e experiências | Escritora de artigos e rumo a publicação de livro(s)

Originalmente publicado em www.katiaregina.com

32 visualizações1 comentário
bottom of page