top of page
DSC03104-2.jpg

Propósito não se acha


Por 39 anos, 01 mês e 18 dias eu acreditei ter a certeza de qual era o meu propósito de vida: ser uma mulher determinada, uma esposa respeitada, uma mãe admirável, uma filha exemplar, uma amiga confiável e uma profissional dedicada.


Mas faz 1 ano e alguns dias, que eu entendi que eu nada sabia sobre este tal de propósito, pois aquela vida que eu achei que eu tinha o domínio, foi retirada de mim da maneira mais brutal e cruel que eu poderia imaginar, e, tudo aquilo que eu tinha de "pé", foi estrangulado e jogado para cima de uma cadeira de rodas.


Confesso que me desesperei.

Achei que eu tivesse perdido tudo.

Cheguei até a cogitar a desistir.

Mas parei, respirei e recomecei.


E com o passar do tempo, acho que acabei entendendo, que, naquela velha Katia, o que eu já não tinha, era um propósito claro na minha vida.


E já antecipo:

Propósito não se acha. Propósito se constrói.

Ainda estou em fase de construção do meu propósito, posso até dizer que, por enquanto, só tenho a vontade de construí-lo, mas ainda pouco sei por onde começar.


Mas já consigo dizer neste artigo, os elementos que não quero que seja considerado no meu propósito:


  1. Não quero um propósito que me exija perfeição (como aqueles citados anteriormente no meu velho eu).

  2. Não quero um propósito que a minha felicidade esteja em realização extrínseca.

  3. Não quero um propósito com duração instantânea e momentânea.

  4. Não quero um propósito superficial.

  5. Não quero um propósito que me vitimize.


Enfim, tá complexo construir este propósito.


Mas fazer esta pausa forçada, tem sido um bom exercício para reduzir a carga de ter um propósito para tudo.


Só o fato de estar focada em sair do sofrimento, em construir hábitos saudáveis e concentrar-se na evolução diária do meu corpo, do meu espírito e da minha alma, já é um belo motivo para, quando chegar a hora de encerrar o ciclo, eu poder dizer, que cumpri com propósito da Vida.


Então convido você a refletir, se o seu atual propósito foi achado em situações que a sua felicidade depende de algo ou alguém para ser atingida ou se foi construído com base nas experiências que só depende de você para ter o controle.

Se o seu propósito ainda não for intrínseco, recomendo que você faça uma pausa na sua vida de forma espontânea, para não deixar a vida pausar você de forma repentina e trazer a consciência que o seu propósito ainda não foi construído.



Gostou deste texto?


Então, me conta o que achou nos comentários e compartilhe para ajudar a espalhar essa ideia.




Kátia Regina

Mulher | Mãe | Vitoriosa | Executiva de RH | Apaixonada por gente, histórias e experiências | Escritora de artigos e rumo a publicação de livro(s)


Originalmente publicado em www.katiaregina.com





117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page