top of page
DSC03104-2.jpg

Trabalhei, cansei e não me realizei. O que faço para ser mais produtivo?

Atualizado: 31 de ago. de 2021

Sabe aquele dia que você trabalha muito, cansa demais e termina a jornada como se não tivesse produzido nada? Aquela sensação que você se desdobrou, se esforçou, se esgotou, mas ao final do dia, quando você avalia as suas entregas no trabalho, você não se orgulha de nada, porque parece que tudo foi inútil?


Posso te garantir, este tipo de dia acontece com muita frequência. E para te confortar, todos nós, independentemente da profissão, temos dias como estes. Os famosos dias “chatos”.


E sabe porque?


Por que na maioria das vezes, somos treinados a fazer, a entregar, a concretizar de forma imediata. Então quando o dia é composto por atividades que exigem planejamento, análise e programação ele se torna cansativo, ineficiente e improdutivo.

Somos, geralmente, imediatistas e impacientes.

Avalie comigo a jornada de um ser humano.

Logo quando um bebê nasce já começa uma corrida contra o tempo para saber quando é que a criança vai começar a falar e a andar. Quase ninguém se recorda como foram planejados os primeiros passos e os primeiros grunhidos, mas os pais e as mães se orgulham em dizer o tão cedo que seus filhos deram os primeiros passos e disseram as primeiras palavras. Resultado imediato.


Na escola, a maioria dos alunos demonstram pouco interesse por aulas longas, reflexivas e dissertativas. Os alunos estudam, geralmente, na véspera da prova, com foco somente naquela nota 10. Mais uma vez, resultado imediato.


Se o casal está noivo, tem a pressão pelo casamento, e se o casamento demora para sair quase ninguém pensa que os noivos estão planejando, a maioria pensa que “o noivo” está enrolando a noiva.

Depois que o casamento ocorre vem a pressão para que o casal tenham filhos, se demoram muito vem os rumores de que não podem engravidar. Querem, de novo o resultado imediato.


No trabalho não seria diferente né?


Então já que a natureza humana exige uma necessidade de resultado imediato para se sentir produtIvo, a minha recomendação é produzir, todos os dias, e celebrar as entregas, por menores que elas sejam.


Veja como você pode ser mais produtivo.


Ao acordar, defina 2 a 3 objetivos para o seu dia. Pode ser: não se atrasar para iniciar uma reunião e acabar no horário; beber 2 litros de água; se alongar 3 vezes ao longo do dia; ligar para um amigo somente para saber como ele está; terminar um relatório ou até mesmo ir para cama antes das 22h.


Perceba que são metas simples. Mas é isso mesmo que você precisa fazer, definir metas alcançáveis e que exigem pouco esforço, enviar para o seu coração o sentimento de dever cumprido para que a sua cabeça fique em paz. É o coração que comanda as emoções♥️.


Talvez alguns chamem está “técnica” de gratidão. Outros podem chamá-la de planejamento. Eu simplesmente a chamo de produtivo.


Produtivo porque se de fato você se comprometeu com essas entregas , e ao final do dia você as cumpriu, isso significa que você produziu. E isso é bom demais.


Não defina metas difíceis e complexas. Simplifique. Os temas que exigem mais raciocínio são chamados de superação, e sobre isso podemos falar em um outro artigo. Foque agora no produtivo. Seja Feliz!

Gostou deste texto?

Então, me conta o que achou nos comentários e compartilhe para ajudar a espalhar essa ideia.
 

Kátia Regina

Executiva de RH | Apaixonada por gente, histórias e experiências | Escritora de artigos e rumo a publicação de livro(s)


Originalmente publicado em www.katiaregina.com




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page