top of page
DSC03104-2.jpg

Vou mudar de profissão para ganhar mais dinheiro

Atualizado: 18 de mai. de 2021

Será que resolve mudar de profissão para ganhar mais dinheiro?


É claro que resolve.


Eu definitivamente acredito que quando você encontra uma profissão que para você não é um esforço, que para você não é um trabalho, que para você não é um sacrifício, então você encontrou a maneira de ganhar dinheiro.


Se atualmente você está exercendo uma profissão que não tem gerado o dinheiro que você gostaria, pode estar acontecendo duas situações: ou você não está na profissão certa, ou você não está no caminho certo.


E como saber quais das duas possibilidades você pode estar? E melhor, como sair dessas situações e começar logo a ganhar dinheiro.


Para você saber que está na profissão certa, você deve exercer um trabalho que quase nunca te cansa. Geralmente, a profissão certa faz com que você queira, a cada dia, se aperfeiçoar mais, você tem "sede" de conhecimento e encara a sua profissão como um propósito de vida, e não simplesmente como uma fonte de renda.

Mas saiba que mesmo a profissão certa te causa stress, ansiedade e frustrações. Mas quando ela é certa, rapidamente você supera estes sentimentos e volta para o jogo.


E sabe porquê você ganha dinheiro com a profissão certa? Porque você atua como empreendedor da sua própria carreira, executa a atividade de forma diferenciada, encara outros profissionais do mesmo ramo como concorrentes e entrega seu trabalho focado na satisfação do seu cliente, e o resultado desta atuação é o mesmo quando você encontra um produto certo que supera as suas expectativas. Você paga por ele. E muitas vezes paga caro.


Pessoas com profissão é fácil de encontrar. Pessoas na profissão certa é mais raro. E são essas raridades que muitas empresas estão buscando e investindo na retenção, porque são profissionais que tem como ambição ser diferenciados na profissão.


Você está na profissão certa?


Se sim, segue a leitura deste artigo, pois agora vamos entender se você está no caminho certo.


Você tem buscado recolocação no mercado de trabalho e não tem conseguido um emprego na sua profissão? Você está trabalhando em uma empresa respeitada, mas o seu salário não está competitivo com o mercado da sua profissão ? Você está trabalhando, o seu salário está competitivo com o mercado, mas mesmo assim você não consegue juntar um bom dinheiro, ou pior, não consegue realizar os seus sonhos "materiais" como trocar o carro, fazer uma viagem ou comprar uma casa nova?


Se você se identifica com alguma dessas situações, você precisa ajustar a rota do seu caminho para começar a ganhar dinheiro através da sua profissão certa.


Se o problema é o desemprego, avalie a possibilidade de você topar qualquer outra experiência. Qualquer outra mesmo, inclusive as que não estão relacionadas a sua profissão. Através desta nova experiência, tente economizar o máximo, e, com o dinheiro que conseguir juntar, mesmo que seja pouco, invista na sua profissão como se fosse um Negócio, por exemplo: se você é um Contador, preste serviço voluntário para apoiar na contabilidade de projetos sociais; se você é um profissional de logística, ofereça apoio as microempresas para ajudá-las a organizarem a sua cadeia de suprimentos; se você é um professor, lecione para quem precisa aprender e não consegue pagar. Esta atuação solidária, geralmente, atrai a corrente do bem. Um fala para o outro, e a sua história pode chegar nos ouvidos de quem contrata profissionais diferenciados e que paga bem por eles.


Se a situação é o salário pago a você na empresa que você está trabalhando, não peça demissão antes de pedir o aumento. Siga as dicas que publiquei no artigo "03 conselhos poderosos para quem quer pedir aumento salarial".

Se mesmo após seguir os conselhos não vier o aumento salarial, está na hora de trocar de emprego. A troca de emprego nem sempre é imediata, mas pode ser agilizada se você manter a disciplina de busca de oportunidade, o foco para fortalecer o networking e a dedicação para mostrar o seu diferencial frente aos seus "concorrentes".


Mas se o seu caso é o fato de não conseguir juntar dinheiro, mesmo com um salário competitivo, 99% de chance é a necessidade de você ter um apoio na educação financeira. (aliás, é uma matéria que deveria estar na grade curricular de todas as escolas do Brasil).

Não pense que para isso é necessário contratar especialistas (se puder é ótimo), mas, existem instituições, sem fins lucrativos, que apoiam pessoas a terem uma melhor gestão das finanças pessoais. Além disso, veja se na própria empresa que você trabalha, não possui serviço de EAP (Programa de Assistência ao Empregado). Estes programas, geralmente, englobam apoio psicológico, social, jurídico e financeiro. Uma ajudinha de gestão financeira, sempre é bom, mas para funcionar, você tem que aceitar que precisa de ajuda.

Se de fato o problema de você não conseguir juntar dinheiro está relacionado a sua educação financeira, não adianta você pedir aumento ou trocar de emprego, pois independentemente do seu ganho, se não há uma gestão financeira correta, vai continuar faltando dinheiro para realização dos sonhos.


Bom, em resumo, volto a repetir: "será que resolve mudar de profissão para ganhar mais dinheiro?"


E a resposta continua: É claro que resolve, MAS, tenha certeza que você está na profissão certa e no caminho certo.

Gostou deste texto?

Então, me conta o que achou nos comentários e compartilhe para ajudar a espalhar essa ideia.
 

Kátia Regina

Executiva de RH | Apaixonada por gente, histórias e experiências | Escritora de artigos e rumo a publicação de livro(s)


Originalmente publicado em www.katiaregina.com

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page